exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Reebok produz ténis biodegradáveis feitos de milho

A iniciativa Corn + Cotton da Reebok vai dar origem a uns ténis biodegradáveis: a parte de cima é feita de algodão orgânico e a sola baseada em milho.

  • 333

Exame Informática

A preocupação com o ambiente e a consciência ecológica estão cada vez mais presentes em todos os setores da sociedade e até na indústria do vestuário. A Reebok, por exemplo, acaba de anunciar mais uma novidade com o programa Corn + Cotton, que visa produzir uns ténis biodegradáveis, feitos de algodão e milho.

A equipa de Bill McInnis dedicada à inovação na Reebok esteve a trabalhar cinco anos nesta ideia e conta que o maior desafio passou mesmo por encontrar o melhor material para a sola. A escolha acabou por recair numa variante de milho que é usada para produzir farinha, alimentar gado e até para fabricar outros materiais duráveis como os que aparecem em objetos de plástico e embalagens, noticia a Popular Science.

O material para a sola chama-se Susterra, é produzido pela DuPont Tate & Little Bio Products e pode ser encontrado, por exemplo, em adesivos ou líquidos de arrefecimento para paineis solares, dependendo da fórmula usada.

No fim do seu ciclo de vida, todo o sapato é biodegradável e evita-se assim que acabe a poluir, em aterros.

  • 333