exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Japoneses querem perfurar até chegar ao manto terrestre

Investigadores do Japão querem perfurar o solo, passar a crosta e chegar ao manto terrestre, a 10 quilómetros de profundidade.

  • 333

Exame Informática

Todo o conhecimento que temos sobre o manto terrestre resulta de observações indiretas ou de investigações como a de 2007, entre Cabo Verde e o Mar das Caraíbas, onde a crosta terrestre não existe e o manto está exposto diretamente. Agora, investigadores do Japão querem mudar isso e furar o solo até chegar ao manto, a mais de 10 quilómetros de profundidade. Os mentores, na JAMSTEC, de Japan Agency for Marine-Earth Science and Technology, querem começar por encontrar um local num oceano que seja o ideal para começar a perfurar, explica o ExtremeTech.

O governo japonês investiu neste projeto pois pretende usar os conhecimentos adquiridos para prever mais eficazmente terramotos. Os investigadores querem encontrar respostas a dúvidas sobre como as correntes no manto interagem com as placas tectónicas, como o manto sofre os seus próprios terramotos a grandes profundidades e qual a relação entre entre as novas formações geológicas e os terramotos e erupções vulcânicas.

A missão Chikyu vai verificar se um local na costa do Hawai é o ideal para esta exploração. A equipa pretende começar a perfurar em 2020 e terminar a missão em 2030.