exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Robô Tarzan salta de plantação em plantação

Exame Informática

  • 333

Investigadores da Georgia Tech inspiraram-se na preguiça para criar um robô que salta de plantação em plantação e que pode ser usado para recolher informações ou captar imagens.

Exame Informática

A equipa da Georgia Tech batizou o robô de Tarzan, para que todos tivessem presente a imagem da criança que foi criada por animais e que, na selva, saltava de liana em liana. O Tarzan robótico pode oscilar sobre as plantações, agarrando um ramo de cada vez, graças a uma garra impressa em 3D.

A ideia é que o robô possa ser usado em quintas e plantações para tirar fotografias ou realizar outro tipo de leituras, de forma ágil e rápida. Esses dados podem ser usados para aumentar a eficiência e a rentabilidade. Os investigadores da Georgia Tech querem ainda criar uma versão deste robô alimentada a energia solar, que dispense uma bateria que tem de ser recarregada, explica o Engadget.

O robô Tarzan vai ser testado durante este verão num campo de plantação de soja no estado da Georgia e irá captar imagens que serão estudadas por uma outra equipa de cientistas.

  • 333