exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Apple desenvolve sensores não invasivos para diabéticos

A marca da “maçã” tem uma equipa de especialistas a desenvolver métodos não invasivos para monitorização dos níveis de glicose em pacientes diabéticos.

  • 333

Exame Informática

A Apple quer que os diabéticos deixem de picar o dedo para medir a glicose e está a trabalhar num sistema que monitoriza o sangue através de sensores óticos. A empresa contratou uma equipa de engenheiros biomédicos para desenvolver este método não invasivo. A equipa de 30 engenheiros responde diretamente a Johny Srouji, vice-presidente senior para o hardware na Apple.

Segundo fontes ouvidas pela ZDNet, a Apple está a conduzir alguns testes avançados na zona de São Francisco. O projeto foi imaginado pelo próprio Steve Jobs e inclui apontar uma luz através da pele do utilizador para medir estes indicadores.

Ainda não se conhece como o sistema vai funcionar, nem que tipo de equipamentos possam integrar a tecnologia. Sabe-se que Apple ainda não começou o longo processo para conseguir as autorizações necessárias por parte das entidades reguladoras.

A Google também está a trabalhar numa lente de contacto inteligente, capaz de medir a glicose e avisar o utilizador caso os níveis desçam para valores preocupantes.

  • 333