exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

MIT desenvolve sistema capaz de imprimir uma casa em 3D

  • 333

O sistema desenvolvido por uma equipa de investigadores no MIT funciona como uma impressora 3D gigante capaz de expelir cimento e material isolante. Mas, por enquanto, este sistema consegue apenas imprimir estruturas básicas.

O sistema é composto por um veículo com um braço robótico, que tem na ponta uma pequena pistola de precisão capaz de expelir cimento ou um spray isolante. Este pode mover-se livremente, ser personalizado para imprimir em qualquer tipo de superfície e pretende vir a ser completamente autossuficiente.

As estruturas que esta impressora 3D robótica consegue criar são obviamente muito básicas, mas a forma como são feitas é bastante sofisticada. O sistema é composto não só por sensores para luz e temperatura, mas também por um radar capaz de perfurar o solo para retirar informações sobre local de construção.

De acordo com as medições feitas, o bocal da pistola consegue adaptar-se para alterar a densidade das paredes que vai criar para que melhor se enquadre com o ambiente do local.

Em testes, o sistema foi capaz de imprimir uma estrutura básica de uma cúpula com 15 metros de diâmetro e 3,56 metros de altura em apenas 14 horas. Em declarações ao MIT News, Stephen Keating o engenheiro que lidera o projeto, referiu que o objetivo é ter «um sistema completamente autónomo que possa ser enviado para a Lua, Marte ou Antártica»

  • 333