exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Mão mecânica consegue ver objectos

A universidade de Newcastle, no Reino Unido, desenvolveu uma mão mecânica que aliada a uma comum webcam consegue ver e interagir com objectos mais rapidamente que as próteses actuais.

  • 333

Ruben Nascimento Oliveira

Uma equipa de investigadores da universidade de Newcastle desenvolveu uma prótese capaz de visualizar objectos através do uso de uma simples webcam Logitech e interagir com eles quando aliada ao software desenvolvido para esta tecnologia.

Segundo a equipa a mão mecânica pode resolver problema da lentidão na resposta que existe nas próteses robóticas actuais que funcionam via sinais eletrónicos enviados pelos músculos do membro amputado para o cérebro.

A mão além de ser mais intuitiva para o utilizador, é capaz de reconhecer uma variedade de objectos para poder definir que tipo de aperto é necessário para interagir com eles. Quando deparada com um objecto não reconhecido, a webcam é capaz de medir para, automaticamente, escolher a forma mais apropriada de os agarrar.

Segundo os investigadores a invenção «é barata e pode ser implementada rapidamente porque não necessita de ser criada do zero, as próteses actuais podem ser adaptadas» para funcionar com a câmara e software.

No futuro, a equipa quer oferecer a mão a pacientes do hospital Freeman, em Newcastle, para a continuar a desenvolver e avança que o próximo objectivo é fazer com que a prótese consiga sentir pressão e temperatura.

  • 333
  • O ataque WannaCry, que sequestrou dados de milhares de computadores em todo o mundo, veio dar razão aos alertas dos especialistas em segurança que têm vindo a alertar constantemente para o crescimento e perigos deste tipo de ataque. Felizmente, como acontece com a esmagadora maioria do malware, há formas de evitar esta e outras "infeções"