exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

SpaceX está a preparar um serviço de Internet por satélite que estará pronto em 2024

A SpaceX quer começar a colocar em orbita uma constelação com 4,425 satélites capazes de providenciar Internet com qualidade semelhante à Net por fibra.

  • 333

A empresa norte-americana afirmou hoje que tenciona colocar no espaço um conjunto de satélites para poder fornecer Internet com uma qualidade semelhante à disponibilizada por fibra, com velocidades até 1 Gbps e com latência entre os 25 e 35 ms.

O plano vai permitir que se reduza em grande parte as infraestruturas necessárias na Terra. De acordo com a Arstechnica, os satélites comunicam directamente com terminais do tamanho de um portátil que podem ser instalados directamente na casa do consumidor.

A SpaceX menciona 2019 como uma possível data de lançamento para os Foguetões Falcon 9 que devem começar a colocar os satélites em orbita, e espera que o projecto esteja finalizado e pronto a utilizar em 2024.

No total a empresa tenciona colocar pelo menos 4,425 satélites para constituir a rede, mas propõe que sejam colocados mais 7,500 a operar mais perto da superfície para poder diminuir a latência e aumentar a capacidade do serviço em zonas com maior densidade populacional.

  • 333
  • O ataque WannaCry, que sequestrou dados de milhares de computadores em todo o mundo, veio dar razão aos alertas dos especialistas em segurança que têm vindo a alertar constantemente para o crescimento e perigos deste tipo de ataque. Felizmente, como acontece com a esmagadora maioria do malware, há formas de evitar esta e outras "infeções"