exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Stephen Hawking: Humanidade tem de sair da Terra em cem anos

O astrofísico estima que o aquecimento global, a guerra nuclear e os vírus modificados geneticamente sejam as principais causas que levem os humanos a abandonar a Terra e que isto deve acontecer até 2117.

  • 333

Exame Informática

As declarações de Hawking foram recolhidas durante um documentário televisivo para a BBC chamado Expedition New Earth, que marca o regresso de Tomorrow’s World. O cientista diz que há três grandes motivos para fazer com que os humanos aceitem abandonar a Terra: guerra nuclear, vírus geneticamente modificados e o aquecimento global. Além destes três, Hawking diz que a sobrepopulação e o risco de colisão com asteroides vão também fazer com que as pessoas aceitem bilhetes só de ida para outros planetas.

Stephen Hawking acredita que temos mesmo de colonizar um outro planeta nos próximos cem anos para começar a enviar população para lá e torná-las autossustentáveis. O prazo parece estar definido na sua mente: até 2117.

Durante o documentário, podemos ver Hawking a viajar à volta do mundo com Christophe Gaffard, que foi seu aluno, em busca de formas como os humanos estão a preparar-se para a vida no espaço.

  • O ataque WannaCry, que sequestrou dados de milhares de computadores em todo o mundo, veio dar razão aos alertas dos especialistas em segurança que têm vindo a alertar constantemente para o crescimento e perigos deste tipo de ataque. Felizmente, como acontece com a esmagadora maioria do malware, há formas de evitar esta e outras "infeções"