exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Que sons são estes que vêm de 107 Piscium?

Investigadores apontaram alguns dos telescópios mais potentes da Terra para várias estrelas e captaram sinais “intrigantes” vindos da estrela Piscium 107.

  • 333

Exame Informática

Os dados recolhidos através da iniciativa Breakthrough Listen foram revelados publicamente no mês passado e sabe-se agora que foram registados 11 “eventos significantes”. Telescópios potentes como o Green Bank Telescope foram apontados a 692 estrelas e analizaram milhões de canais de rádio em busca de sinais únicos que pudessem evidenciar vida alienígena.

Para os fãs de ficção científica, é relevante que um dos 11 eventos tenha origem precisamente em Piscium 107, conhecida por HIP7981, noticia a Cnet.

Os cientistas apressaram-se a acalmar a comunidade e dizem que não apanharam sinais de civilizações ET e que até é provável que os sinais captados sejam um resultado da interferência da nossa própria tecnologia.

Os dados da Breakthrough Listen estão disponíveis aqui.

  • 333
  • O ataque WannaCry, que sequestrou dados de milhares de computadores em todo o mundo, veio dar razão aos alertas dos especialistas em segurança que têm vindo a alertar constantemente para o crescimento e perigos deste tipo de ataque. Felizmente, como acontece com a esmagadora maioria do malware, há formas de evitar esta e outras "infeções"