Investigadores belgas transformam ar poluído em hidrogénio

Uma equipa de cientistas de duas universidades da Bélgica propõe uma solução que permite remover poluentes do ar e criar hidrogénio que pode ser usado como fonte de energia limpa.

Exame Informática

Investigadores da Universidade de Antuérpia e da KU Leuven criaram um dispositivo que promete resolver dois problemas da Humanidade: combate a poluição e gera energias limpas. O aparelho usa reações químicas para eliminar os poluentes do ar e, ao mesmo tempo, gerar hidrogénio em gás que pode ser usado como combustível. A equipa descobriu que o processo de hidrólise, usado habitualmente para separar as moléculas de hidrogénio e oxigénio na água, funciona melhor com um determinado tipo de nanomateriais. Depois, enquanto tentavam melhorar o processo, descobriu que é ainda mais eficiente se usasse o nanomaterial com ar poluído, explica a Popular Mechanics.

Os cientistas criaram um aparelho dividido. em dois por uma membrana. De um dos lados, o nanomaterial dióxido de titânio limpa o ar de poluentes usando apenas a luz solar. Do outro, a energia gerada por esta reação produz gás de hidrogénio.

Nesta fase, o aparelho ainda é minúsculo e tem uma capacidade reduzida. A equipa pretende aumentar o tamanho e a capacidade para criar um sistema à escala industrial para limpar o ar e, como extra, produzir gás de hidrogénio.