exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

NASA planeia escala de um ano na Lua, a caminho de Marte

A NASA detalhou um pouco os planos para colonizar Marte e sabemos agora que incluem uma escala de um ano na Lua. O objetivo é criar uma base e recolher experiência para que se possa ir até ao planeta vermelho e regressar em segurança.

  • 333

Exame Informática

Greg Williams, um dos responsáveis da Human Exploration and Operations Mission Directorate da NASA, revela que a agência planeia construir uma base na órbita da Lua. Esta base servirá para ponto de apoio e de paragem para futuras missões a Marte. «Se pudermos ter uma missão de um ano tripulada no Deep Space Transport no espaço em torno da Lua, acreditamos que saberemos o suficiente para a enviar, com tripulação, numa missão de 1000 dias a Marte e de volta», disse Williams, citado pelo Space.com.

Esta escala faz parte da Phase 2 para a viagem a Marte e está prevista para o fim da década de 2020. A Phase 1 deve arrancar já no próximo ano e dura até 2026. Durante este período, a agência espacial norte-americana pretende enviar quatro missões à Lua para transporte de componentes. Depois, já nos anos 2030, será a vez de se descolar para o planeta vermelho.

  • 333