exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Dubai quer esquadra sem polícias humanos até 2030

As autoridades no Dubai estão a investir nas parcerias na robótica e noutras tecnologias para abrir a primeira esquadra sem qualquer polícia humano em 2030.

  • 333

Exame Informática

O primeiro robô políciai que deve marcar presença na esquadra futurista do Dubai foi desenvolvido pela PAL Robotics, uma empresa espanhola. O REEM mede 1,7 metros e pode ajudar a registar a ocorrência de crimes, movendo-se sobre rodas.

As autoridades do Dubai mostraram o projeto de uma esquadra robotizada no ano passado, durante a GITEX, uma feira de eletrónica. Nessa altura, as instalações incluiam um ecrã tátil no meio de um robô onde as pessoas podiam reportar crimes, submeter papelada ou pagar multas de trânsito.

Sabe-se que as autoridades estiveram a trabalhar com a IBM, no sistema Watson, para desenvolvimento de algumas funcionalidades de reconhecimento de comandos de voz, notica a Newsweek. O objetivo é que a médio prazo, em 2030, 25% da força policial seja composta por polícias robóticos.

Resta perceber se os cidadãos sentem-se mais ou menos pressionados para denunciar crimes a um robô e se existe algum desconforto ou desconfiança que afaste a população de uma esquadra deste género. A experiência deve ser acompanhada de perto por outros países que estejam em vias de desenvolver soluções semelhantes.

  • 333