exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

AlphaGo dá três ao campeão humano e retira-se

A máquina de Inteligência Artificial criada pela DeepMind e pela Google fez o seu último desafio contra um jogador humano. Depois de bater Ke Jie por 3-0, o AlphaGo vai retirar-se.

  • 333

Exame Informática

Demis Hassabis, co-fundador e co-CEO da DeepMind, explica que este é o ponto mais alto possível para o AlphaGo enquanto programa competitivo. A máquina vai deixar de participar em eventos onde compete contra jogadores humanos, depois de bater o campeão em título em três desafios.

O sistema chegou à ribalta há um ano, quando enfrentou (e derrotou por 4-1), o jogador Lee Se-dol. Agora, nos últimos dias, enfrentou o campeão humao Ke Jie e venceu as três partidas em que esteve envolvido.

O próprio jogo clássico chinês Go sofreu alterações com a entrada em cena de AlphaGo e vimos Ke Jie a tentar abordagens improváveis, na tentativa de vencer a máquina.

A equipa que esteve envolvida neste projeto vai virar-se para o desenvolvimento de algoritmos capazes de ajudar investigadores em problemas complexos, como encontrar a cura para doenças, reduzir o consumo energético ou inventar materiais revolucionários.

A DeepMind anunciou que vai disponibilizar gratuitamente os dados das 50 partidas em que o sistema de IA esteve envolvido contra jogadores humanos e que está a trabalhar numa ferramenta, em conjunto com Ke Jie, para ajudar na aprendizagem do jogo.