exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

NASA prepara missão para “tocar” no Sol

A Parker Solar Probe vai ser lançada em 2018 com o objetivo de analisar e recolher dados sobre a atmosfera do nosso Sol. A sonda vai procurar responder a algumas perguntas que têm intrigado os astrónomos.

  • 333

Os cientistas da equipa que preparou a Parker Solar Probe querem analisar ao detalhe a coroa

solar, uma das camadas gasosas que rodeia o nosso Sol. Esta camada só é visível durante os eclipses solares, é mais quente do que a superfície solar e transforma-se em vento solar. Ao descobrir o que causa estes fenómenos, os investigadores pretendem entender melhor os ventos solares e qual a influência que têm sobre a Terra, explica o Engadget.

A janela de abertura para o lançamento abre a 31 de julho de 2018 e está disponível durante 20 dias. O objetivo é passar próximo de Vénus para aproveitar o impulso e chegar, ao fim de sete anos, a quatro milhões de milhas do Sol. A esta distância, a sonda estará cerca de sete vezes mais próxima do nosso astro do que qualquer outra missão anterior.

Um dos grandes desafios foi encontrar materiais que conseguissem resistir ao frio da viagem espacial e às elevadas temperaturas junto da coroa solar.

  • 333