exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Cientistas podem ter encontrado provas de um universo paralelo

É o que defende um estudo realizado na Universidade Durham, Inglaterra, por um grupo de investigadores que defende que a existência de uma misteriosa área fria no espaço é uma "ferida" causada pela colisão entre dois universos paralelos.

  • 333

Ruben Nascimento Oliveira

Um grupo de cientistas descobriu um fenómeno inexplicável no Espaço ao qual se referem como uma área fria. Alguns estudos tentaram avançar explicações para esta região, mas sem sucesso. Os que estiveram mais perto de formular uma hipótese aceitável pela comunidade científica apresentaram, em 2015, uma tese onde era defendido que esta se tratava de um "super vazio" em que o número de galáxias era significativamente reduzido.

No entanto, um novo estudo realizado em Inglaterra na Universidade de Durham contraria a hipótese do "super vazio" e sugere uma muito mais desafiante: a área fria pode ser uma espécie de ferida observável que tenha sido causada pela colisão com um universo paralelo ao nosso. A teoria do multiverso capaz de explicar esta hipótese tem base na mecânica quântica e parte do pressuposto que todos os desfechos possíveis de um cenário acontecem em simultâneo num conjunto infinito de realidades alternativas, das quais nós só experimentamos uma.

A hipótese é considerada pouco provável pela comunidade cientifica, mas plausível. Caso seja verificada, teremos provas de que existe algures um universo paralelo em que todas as nossas escolhas terão sido diferentes.