exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

KELT-9b: um planeta mais quente que muitas estrelas

Uma equipa de astrónomos revelou a descoberta de um planeta gigante gasoso que anda em órbita de uma estrela duas vezes maior e mais quente do que o nosso Sol.

  • 333

Exame Informática

A estrela KELT-9 tem o dobro do tamanho e é duas vezes mais quente do que o nosso Sol. Em órbita desta estrela, os investigadores encontraram o planeta KELT-9b que passa a cada 36 horas entre a estrela e os telescópios localizados na Terra. Este planeta tem uma órbita semelhante a Júpiter e passa pelos pólos, e não pelo equador da KELT-9. Durante o dia, a temperatura no planeta (que tem o triplo do tamanho de Júpiter), chega aos 4315 graus centígrados, mais quente do que muitas estrelas, noticia o Popular Science.

Os investigadores da equipa de Scott Gaudi usaram as observações de astrónomos voluntários e as leituras recolhidas em equipamentos como o Kilodegree Extremely Little Telescope (KELT). Uma das primeiras conclusões é que a radiação extrema e o calor estão a fazer com o planeta esteja a expelir material, deixando um rasto brilhante e gasoso por onde passa. Os cientistas apontam que a órbita invulgar se deva a um acontecimento violento no passado, mas ainda não têm evidências para sustentar a teoria.

Agora, há uma janela temporal de 150 anos para estudar este planeta que só voltará a abrir dentro de 3500 anos.

  • 333