NASA tem planos para ir a Urano em 2030

A agência espacial norte-americana detalhou um pouco os planos, ainda teóricos, sobre eventuais expedições a planetas mais distantes, como Urano ou Neptuno.

Exame Informática

A NASA planeia enviar sondas para Urano e Neptuno para recolher amostras dos gases naqueles planetas e recolher mais dados que permitam identificar melhor a composição daquelas atmosferas. A agência espacial quer perceber de que são feitos estes planetas, captar boas fotografias e estudar a meteorologia e o clima para determinar melhor como se “encaixam” na estrutura do Sistema Solar, explica o BGR.

As missões agora reveladas incluem alguns voos rasantes aos planetas e também o envio de sondas atmosféricas para recolher amostras de gases e detetar outros elementos que existam. A exploração de Urano pode começar entre 2030 e 2036 e a missão a Neptuno só pode realizar-se antes de 2030 ou depois de 2040, de forma a aproveitar o impulso que pode ser dado por Júpiter.

Nesta fase, ainda não se conhecem muitos detalhes e parece que estes planos ainda não sairam do papel.

• Jovens portugueses mandam menos SMS e usam tarifários com mais dados

Um estudo sobre os consumos dos jovens revela que, no que toca ao preço dos tarifários mais utilizados, houve nos últimos anos um aumento ligeiro nos pacotes acima de 15 euros, mas o consumo médio mantém-se relativamente estável. Os jovens utilizam cada vez mais os dispositivos móveis para aceder a conteúdos online e parecem cada vez menos preocupados com os possíveis efeitos das radiações eletromagnéticas que estes emitem.

• Cientistas usam machine-learning para descobrir novos materiais

O método utilizado consegue, a partir do conhecimento já existente a nível químico de estruturas, prever quais as combinações de átomos semelhantes que podem formar materiais estáveis e sintetizáveis em laboratório. Até à data, os cientistas já conseguiram descobrir duas novas estruturas tipo cristal.