Há células que geram eletricidade a partir de urina e matam bactérias
O potencial das MFC, de microbial fuel cells, é conhecido há algum tempo. Agora, os investigadores descobriram que é possível gerar energia e também matar bactérias e que as células podem ser usadas para criar um sistema auto-sustentável.
A equipa da University of the West of England explicou que é a primeira vez que se prova que as MFC são capazes de destruir patogénios. Esta descoberta permite dizer que há um sistema biológico para tratamento de desperdícios, geração de eletricidade e impedir que organismos perigosos possam ser espalhados pelos esgotos, diz o professor Ioannis Ieropoulos, coordenador do estudo, citado pelo Gizmodo.
As MFC têm micróbios no seu interior que permitem “desconstruir” a matéria orgânica na urina e convertê-la em eletricidade, usando menos energia do que é precisa para fazer o mesmo com água. Além de gerar eletricidade, este processo limpa também a urina, eliminando bactérias como a salmonela e tornando a eliminação mais amiga do ambiente.
Os investigadores explicaram que não foi possível remover todas as bactérias através deste processo, mas que continuam a trabalhar com esse objetivo.
Esta investigação é patrocinada pela fundação de Bill e Melinda Gates e pretende desenvolver um sistema que possa ser implementado em países em vias de desenvolvimento para geração de eletricidade e eliminar bactérias.
Relacionados
-
Como a Realidade Virtual pode ajudar a resolver problemas de memória
Memória associativa ou memórias episódicas são conceitos que lhe poderão dizer pouco, mas é algo em que Ross Brown tem estado a trabalhar e em que a Realidade Virtual pode ter um impacto profundo. O especialista australiano esteve em Portugal e explicou-nos temas complexos de forma simples
-
É esta a nova fornada de astronautas da NASA
São cinco mulheres e sete homens, com idades compreendidas entre os 29 e 42 anos. É esta a nova turma de astronautas da NASA. Entre os selecionados estão doutorados, membros das forças armadas e até um ex-pescador e perfurador de gelo.
-
Cientistas usam machine-learning para descobrir novos materiais
O método utilizado consegue, a partir do conhecimento já existente a nível químico de estruturas, prever quais as combinações de átomos semelhantes que podem formar materiais estáveis e sintetizáveis em laboratório. Até à data, os cientistas já conseguiram descobrir duas novas estruturas tipo cristal.
-
Entrevista: Como a cifra vai evoluir para resistir aos piratas informáticos
O Universo pode não ter tempo suficiente para quebrar as cifras da atualidade, mas uma nova geração criptográfica começa a ganhar forma entre especialistas e entendidos. José Manuel Valença, um dos maiores especialistas nacionais na matéria, explica o que está em causa
-
NASA tem planos para ir a Urano em 2030
A agência espacial norte-americana detalhou um pouco os planos, ainda teóricos, sobre eventuais expedições a planetas mais distantes, como Urano ou Neptuno.
Em destaque na Homepage
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
O projeto ESUS promete fazer o que ninguém fez até agora: desenvolver um dispositivo que caracteriza com precisão a extensão e a tipologia de uma catarata num olho humano. O primeiro produto poderá chegar aos consultórios dentro de três anos
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Mais de 30 tecnológicas, incluindo Microsoft e Facebook, assinaram um acordo em que se recusam a ajudar qualquer governo que tente encetar ciberataques.
-
-
-
-
-
Anacom anuncia novas regras para a portabilidade dos números de telemóvel
17.04.2018 às 14h13
Comentários