exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Íris artificial consegue reagir à luz como os olhos

A visão humana permite ajustar o tamanho da pupila à quantidade de luz que atinge a retina. Agora, investigadores finlandeses criaram uma íris artificial que se comporta da mesma forma.

  • 333

Exame Informática

Os cientistas da Tampere University of Technology, na Finlândia, explicam que desenvolveram uma íris artificial que reage como o olho humano ao ajustar-se à quantidade de luz que é exposta. O feito foi possível devido à utilização de um polímero viscoelástico sensivel à luz e ao recurso a técnicas de fotoalinhamento que colocaram as moléculas de cristal líquido na posição e direção corretas, noticia o Engadget.Estas técnicas são semelhantes às que eram usadas na produção dos ecrãs LCD originais e que ainda subsistem no desenvolvimento dos ecrãs de smartphones.

«O centro desta íris artificial abre e fecha de acordo com a luz a que está exposto», explica Arri Priimagi, responsável pelo estudo. O objetivo da equipa é que esta técnica para criar implantes biomédicos. O próximo passo é melhorar a sensibilidade da íris de forma a que se ajuste também a pequenas alterações na iluminosidade e depois fazê-la funcionar em ambientes aquosos.

  • O Model 3 foi revelado esta manhã. Confirmou-se o preço base de 35 mil dólares para a versão de entrada com autonomia de cerca de 350 km. Uma das opções é o Autopilot avançado, que permite fazer viagens sem intervenção do condutor... quando a legislação o permitir. Em Portugal, o Model 3 deverá ter um preço base de cerca de 40 mil euros