exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Watson, da IBM, vai recomendar os melhores jogos de Wimbledon

A IBM anunciou que o sistema de Inteligência Artificial Watson vai ser colocado num assistente pessoal robotizado chamado Fred e que vai oferecer recomendações em Wimbledon.

  • 333

Exame Informática

O Fred vai circular pelo recinto onde decorre o icónico torneio de ténis e esclarecer dúvidas a todos os que passarem e que perguntem pela localização dos quiosques de restauração ou sobre onde está a decorrer determinada partida.

Por outro lado, a IBM anunciou que criou uma tecnologia que consegue prever quais serão os desafios mais interessantes com base numa métrica a que chamou “margem competitiva”, que compara o rácio de erros não forçados de cada jogador, explica o Engadget. Este indicador vai permitir “descobrir”, de forma preditiva, quais serão os desafios mais emocionantes. Além de dados sobre os jogadores, o sistema vai analisar a importância de cada ponto ganho no jogo, a reação dos espetadores e o volume e o tom dos posts publicados nas redes sociais.

O sistema vai indicar ainda quais as estratégias que cada jogador irá assumir e quem é o vencedor mais provável.

No ano passado, o Watson também marcou presença em Wimbledon e foi usado para analisar o rosto dos espetadores para se perceber, com base nessa informação, qual o jogador que estariam a apoiar.

  • 333