exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Universidade de Aveiro cria radar para medir respiração à distância

Uma equipa do Instituto de Telecomunicações de Aveiro e do Instituto de Engenharia e Telemática de Aveiro apresentou o protótipo do Bio-Radar, um sistema que monitoriza a respiração à distância.

  • 333

Exame Informática

O Bio-Radar consegue medir a frequência respiratória de um paciente através de ondas de rádio, à distância de algumas dezenas de centímetros. O objetivo é usar o mesmo princípio para medir e registar outros sinais vitais humanos.

O trabalho está a ser desenvolvido em Aveiro por Daniel Malafaia, José Vieira, Ana Tomé, Pedro Pinho e Carolina Gouveia e consiste num sistema que funciona através do envio de uma onda de rádio que é refletida pelo tórax do paciente. O eco recebido pelo radar permite medir, para já, o ritmo respiratório e, dentro em breve, o ritmo cardíaco também, explica o comunicado de imprensa.

O Bio-Radar deteta os pequenos movimentos no peito do paciente para fazer a medição. A grande vantagem é apresentar uma solução não invasiva e poder ser usado sem contacto físico. Os investigadores estão a avaliar a possibilidade de o sistema ser usado para análise psicofisiológica e de avaliação de credibilidade de depoimentos.

  • 333