exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Empresa americana quer implantar chips RFID nos funcionários

Uma empresa do Wisconsin anunciou um programa onde os funcionários se podem inscrever voluntariamente para receber um implante de um microchip RFID no corpo.

  • 333

Exame Informática

A Three Square Market realça que o programa é voluntário, ou seja, que nenhum funcionário vai ser obrigado a inscrever-se. A ideia é conseguir cerca de 50 participantes até dia 1 de agosto, organizar uma “chip party” e permitir que tarefas como abrir portas ou fazer o login no computador sejam feitas através destes chips implantados.

A 32Market explica que pretende colocar um microchip debaixo da pele dos voluntários, entre o polegar e o indicador e que os chips vão usar tecnologia NFC para comunicar com outros dispositivos. Outra utilização para estes implantes passa pelas compras na sala de pausas dos empregados, explica o Slashgear.

A empresa é especializada em micro-mercados, como as lojas de conveniência de self-service, pelo que o programa de voluntariado pode fornecer dados importantes sobre eventuais soluções comerciais que possam ser lançadas para o mercado. Com um chip implantado, o utilizador pode escolher os produtos e sair do estabelecimento, sem ter tido contacto com qualquer outro ser humano. Por outro lado, a solução pode levantar questões sobre a vigilância ou espionagem sobre os hábitos de cada utilizador.

  • 333