exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

MXene, o material que permite carregar baterias em alguns segundos

Investigadores da Universidade de Drexel afirmam que o encontraram uma forma de carregar baterias químicas, como as que usamos no dia a dia, em apenas alguns segundos.

  • 333

Exame Informática

O trabalho dos investigadores mostra que o nanomaterial MXene promete carregar em segundos as baterias químicas. Segundo o Science Alert, o projeto apresenta um desenho quase em 2D e combina uma sanduíche de óxido com hidrogel para criar a estrutura extremamente condutiva e que deixa os iões movimentar-se livremente à medida que as baterias se recarregam.

Nos testes de laboratório foi possível carregar baterias em alguns milissegundos e os investigadores dizem que se consegue carregar um telemóvel em segundos e até um carro em poucos minutos.

A grande vantagem desta solução é que aponta para as baterias químicas já em uso e os fabricantes não precisariam de recorrer a novos equipamentos, bastando adaptar-se aos novos elétrodos.

Apesar dos resultados promissores, ainda deve demorar alguns anos até que surja o primeiro produto com estas características.

  • 333