exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Inesc Tec e Tekever criam drone que reforça comunicações em catástrofes

  • 333

A rede SIRESP tem falhado durante os incêndios – e a ajuda poderá vir por drone. Pelo menos, é essa a proposta que investigadores do Inesc Tec e da Tekever têm vindo a desenvolver com o projeto WISE.

Durante este projeto financiado pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização COMPETE 2020 e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), tem sido usado um quadcóptero que, ao elevar-se nos céus, permite estabelecer comunicações com vários dispositivos que se encontram nas imediações. O projeto iniciou-se em 2016 – mas só deverá ficar concluído em maio de 2019.

«A solução que estamos a desenvolver vai permitir ultrapassar problemas como os que se têm vindo a verificar ultimamente, principalmente pela sua aplicabilidade em cenários de estabelecimento e reforço das comunicações em casos de emergência», refere Rui Campos, investigador do INESC TEC, em comunicado da instituição que agrega vários laboratórios portuenses.

Além de restabelecer comunicações em locais em que o derretimento de cabos destruiu redes convencionais ou de emergência, os drones podem tornar mais potenciar a expansão das zonas de cobertura para locais de acesso difícil.

«O que existe hoje é a instalação de estações de base móveis temporárias que são suportadas em camião. Isto faz com que haja uma flexibilidade de posicionamento reduzida, na medida em que se está limitado aos locais onde é possível estacionar o veículo. Além disso, as estações assentam maioritariamente em ligações via satélite com custos elevados e limitações de largura de banda”, acrescenta Rui Campos, responsável pela área de redes sem fios do Centro de Telecomunicações e Multimédia do INESC TEC.

  • 333