exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

MIT desenvolve “joias vivas”

Exame Informática

  • 333

Um novo projeto de investigadores do MIT e da Universidade de Stanford descreve “joias vivas” que se movem na superfície da roupa, inspiradas nos movimentos de insetos.

Exame Informática

O Project Kino, de kinectic wearables, desenvolvido por investigadores do MIT e da Universidade de Stanford descreve joias que se movimentam e que têm uma finalidade estética e funcional. Os pequenos robôs coloridos rastejam, graças a um sistema de ímanes, pela superfície da roupa e são descritos como «joias que mudam de forma».

«Pensamos no futuro, onde os wearables podem ter um cérebro, aprender os hábitos dos utilizadores, aprender o seu estilo profissional e, à medida que ficam mais pequenos, se podem integrar nas roupas que se vestem», descreve Cindy Hsin-Liu Kao, uma das investigadoras do projeto, em entrevista ao Tech Crunch.

Para já, o vídeo divulgado causa comichões ou estranheza a alguns, mas com o plano de os dotar de inteligência pode fazer com que os pequenos robôs possam desempenhar cada vez mais funções de assistência pessoal.

Veja o vídeo publicado e conheça mais no site do MIT.

  • 333