exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

NASA está a contratar um Diretor de Proteção Planetária

A agência espacial dos EUA pretende contratar um responsável que assegure a proteção dos outros planetas, que não a Terra, assim que começarem a ser colonizados.

  • 333

Exame Informática

O Planetary Protection Officer vai ter como missão principal proteger a vida alienígena da nossa presença. Esta pessoa será responsável por investigar potenciais métodos de contaminação e identificar as melhores formas de sanitizar o equipamento robótico para não colocar em causa a vida alienígena, quando a encontrarmos. O objetivo é não haver contaminações, para não interromper os ecossistemas que possam já existir e para não se correr o risco de encontrar “vida” noutro planeta e depois se concluir que esta só se formou devido à nossa presença anterior, explica a Popular Science.

Este responsável terá de conseguir assegurar que todas as sondas e equipamentos que fazem voos rasantes a planetas e astros estão adequadamente esterilizados, para evitar contaminações em caso de queda ou acidente. O desafio é que as bactérias são bastante resistentes, mesmo nas condições mais adversas.