exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Intel vai testar 100 carros autónomos

Rainer H\303\244ckl Photographie

É uma das primeiras consequências da aquisição da Mobileye por parte da Intel, um negócio de 15 mil milhões de dólares (cerca de 13 mil milhões de euros).

  • 333

A Intel anunciou que planeia colocar 100 carros com condução autónoma de nível 4 em testes em diferentes países (Estados Unidos, Israel e na Europa). Os primeiros carros deverão começar a circular antes do final deste ano.

O nível 4 significa que o carro poderá conduzir de modo autónomo, sem qualquer intervenção humana, embora o passageiro possa, se assim o decidir, tomar conta da condução.

Amnon Shashua, vice-presidente da Intel e CEO da Mobileye, justifica esta decisão com a necessidade de testar a condução autónoma em ambiente real: «construir carros e testá-los em condições reais gera informação imediata e permite acelerar o desenvolvimento de tecnologias e soluções para veículos totalmente autónomos».

O teste prevê que os sistemas da Intel e Mobileye sejam instalados em diferentes marcas e modelos de automóveis, já que o objetivo destas empresas é criar uma solução que possa ser vendida a qualquer marca. A Intel garantiu ainda que estes carros vão incluir novos conceitos relacionados com os mapas e segurança.

  • 333