exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

SpaceX e HP Enterprise querem colocar supercomputador na Estação Espacial Internacional

Exame Informática

  • 333

A próxima missão da SpaceX vai levar um supercomputador preparado pela HP Enterprise para a Estação Espacial Internacional. O objetivo é perceber se uma máquina sem grande preparação especial aguenta as condições rigorosas do espaço.

Exame Informática

A NASA já sabe que tem de enviar regularmente portáteis para a Estação Espacial Internacional para que os astronautas possam continuar o seu trabalho, uma vez que as máquinas não resistem muito tempo às condições adversas. A tarefa de processamento de dados e os cálculos necessários são feitos depois na Terra, com base na informação enviada pelas ligações limitadas que existem. A latência das comunicações é um obstáculo e, à medida que a Humanidade começa a olhar para cada vez mais longe, será cada vez mais difícil de contornar.

Esta missão, com o envio do Spaceborne Computer, visa precisamente aumentar as nossas capacidades de computação no espaço, para não depender tanto destas transmissões de dados, explica o The Next Web. O supercomputador Spaceborne baseia-se nos servidores Apollo 40, tem uma versão de Linux instalada e o arrefecimento é assegurado por um sistema de watercooling preparado especificamente para a missão especial.

Entre os testes, os astronautas verificarão se a máquina “sobrevive” a radiações, partículas subatómicas, micrometeoroides e muito mais.

A missão está marcada para começar a 14 de agosto, na próxima segunda-feira e será transmitida em direto no canal do YouTube da SpaceX.

  • 333