exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Austrália vai ter drones e Inteligência Artificial para detetar tubarões

A Little Riper anunciou o plano de colocar uma rede de drones conectada a um sistema de Inteligência Artificial para monitorizar a presença de tubarões na água.

  • 333

Exame Informática

O ser humano consegue detetar tubarões em imagens aéreas com uma precisão de apenas 30%. Por isso, a Little Riper quer estrear um sistema de drones que captam imagens e que as passam para um sistema de Inteligência Artificial, o que irá aumentar a taxa de deteção para os 90%. Os drones irão estar equipados com botes salva-vidas e até repelentes eletrónicos para manter os banhistas a salvo, em caso de acidentes ou se algum tubarão estiver por perto, explica o Engadget.

A abordagem da Little Riper, com drones e IA, pode ser usada também por investigadores para monitorizar a presença e viagens de golfinhos, baleias ou outras criaturas marítimas de interesse.

A Austrália tem tentado diversos métodos para manter os tubarões longe das suas águas, como redes na costa do nordeste. A opção dos drones é mais amiga do ecossistema, uma vez que os tubarões só serão afetados nas situações em que representam uma ameaça real.