exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Entrevista: Pedro Domingos o homem que escreveu um dos livros preferidos de Bill Gates

Autor de mais de 200 artigos científicos, foi com o livro The Master Algorithm que Pedro Domingos, professor na Universidade de Washington e formado no Técnico, arrancou elogios a Bill Gates.

  • 333

Um dia, um algoritmo mestre acabará por tomar conta da humanidade. Será que nesse dia, quando os computadores ditarem o princípio da eficácia, ainda poderemos dizer que vivemos em democracia?

Pedro Domingos, formado no Instituto Superior Técnico e professor na Universidade de Washington, ascendeu à ribalta quando escreveu o livro The Master Algorithm e surpreendeu Bill Gates com previsões que dão conta de um futuro regido por inteligência artificial, sem doenças e sem trabalho.

O algoritmo-mestre já existe?

O algoritmo é aquilo que explicamos aos computadores que queremos que façam. Antes da aprendizagem automática, para cada tarefa era preciso desenvolver um algoritmo diferente. Se eu tivesse um computador que jogasse xadrez, tinha de o programar para as diferentes estratégias e regras… e o mesmo acontecia se eu quisesse que o computador fizesse diagnóstico médico. A grande diferença da aprendizagem automática face à programação tradicional é que o mesmo algoritmo pode fazer essas coisas todas em função dos dados que lhe são fornecidos.

Este artigo é parte integrante da Exame Informática Semanal. Para continuar a ler CLIQUE AQUI (artigo aberto)

  • 333