exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Hoje é último dia da vida da sonda Cassini

Esta sexta-feira marca o fim de vida da sonda Cassini, depois de anos de exploração espacial, concentrada sobre Saturno e os seus anéis.

  • 333

Exame Informática

Há muito que os responsáveis da missão Cassini já tinham confirmado publicamente que a sonda espacial iria desintegrar-se na atmosfera de Saturno hoje. O plano é um voo final que irá decorrer durante o dia de hoje e que culminará na desintegração da sonda. Durante 13 anos, a sonda foi enviando imagens e dados que ajudaram os investigadores a fazer as suas análises e acabaram por deslumbrar os aficionados da exploração espacial.

Foi logo em abril deste ano que os responsáveis da missão começaram as manobras para a operação Grande Finale, que vai terminar com o mergulho para o fim, altura em que as câmaras foram apontadas também para o planeta Terra e conseguimos receber uma imagem do nosso planeta visto por trás dos anéis. Uma das últimas passagens pelos anéis de Saturno aconteceu já no fim de agosto. Foi graças às observações desta sonda que se pôde sugerir, em 2015, que a lua Dione poderia ter um oceano no subsolo e que se conseguiu perceber melhor também a lua Enceladus.