exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Agência Espacial Europeia vai lançar satélite 100% português

Um equipamento desenvolvido no Instituto Superior Técnico vai mesmo ser colocado no espaço, integrado no próximo lote de CubeSats.

  • 333

Exame Informática

A construção integral do ISTsat-1, a preparação para o lançamento e a monitorização estão a cargo de uma equipa totalmente portuguesa, constituída por seis coordenadores, dois colaboradores e 14 alunos. O projeto conta com o apoio do Instituto de Telecomunicações e foi o vencedor de uma intensa competição entre equipas de toda a Europa.

A Agência Espacial Europeia assegura um orçamento entre os 500 mil e um milhão de euros e fornece ainda o apoio técnico, assegurando depois o lançamento. A equipa nacional desenhou o hardware, como os controladores, rádios, sensores, fontes de alimentação e sensores e desenvolveu o software, como os sistemas de processamento e de comunicação digital.

O POSAT-1 de 1993, projeto liderado pelo cientista Fernando Carvalho Rodrigues, é considerado o primeiro satélite português. No entanto, «este é o primeiro satélite construído por uma universidade portuguesa», refere Rui Rocha, investigador do IT e líder da equipa.