exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Honda apresenta robô bípede capaz de subir escadas

Exame Informática

  • 333

A Honda gostava que as brigadas que atuam na recuperação de acidentes tenham nas suas fileiras robôs bípedes e divulgou um vídeo onde mostra um destes em ação.

Exame Informática

O E2-DR é um robô que entra em ação para operações de recuperação, depois de desastres. O conceito já tinha sido apresentado em 2015, mas só agora surge um vídeo com um destes modelos em ação. O principal destaque é mesmo a capacidade de subir escadas, mas o E2-DR consegue ainda trabalhar à chuva e levantar-se depois de ser empurrado. A Honda destaca ainda que o robô consegue passar por cima de objetos e que será operado remotamente, pelo menos numa fase inicial, noticia o Engadget. Numa versão futura, o E2 poderá apresentar uma solução de Inteligência Artificial e ter a capacidade de tomar decisões.

O robô da Honda pesa 85 quilos, mede 1,68 metros e opera com uma bateria de 1000 mAh, que lhe garante uma autonomia de cerca de 90 minutos. A fabricante integrou ainda um chip Intel Core-i7 e condutas e ventoinhas para assegurar o arrefecimento. As mãos do robô estão equipadas com câmaras e sensores 3D, mas a empresa pretende que as interações com o mundo sejam feitas através de ferramentas especiais e comunicações wireless.

O projeto ainda está numa fase inicial e não há qualquer indicação sobre quando poderá chegar a ver a luz do dia.