exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Investigadores encontram grandes lençóis de gelo em Marte

Já não se dúvida que Marte teve um passado com água. Agora, além do gelo encontrado no pólo, há evidências de que há camadas de gelo com pelo menos cem metros de espessura noutros locais do planeta.

  • 333

Exame Informática

Dados recolhidos pelos instrumentos do Mars Reconnaissance Orbiter permitem aos cientistas dizer que há água na superfície de Marte e que possivelmente está sob a forma de gelo. Os equipamentos do MRO recolheram várias imagens, de múltiplos ângulos que, analisadas com um espectógrafo, provam que a água está lá. Ao que tudo indica, há grandes lençóis de gelo com espessuras que podem variar entre os 100 e os 130 metros. A análise feita agora, publicada na Scientist, indica que o gelo está em camadas, sob poeiras e terra. O objetivo é analisar estas camadas para se conseguir perceber melhor a história de Marte. A grande novidade é que esta composição foi encontrada em zonas médias de Marte, o equivalente ao Reino Unido ou Canadá na Terra, e não nos pólos, onde as condições são mais adversas.

Atualmente, o gelo estará sob uma camada de cerca de dois metros de espessura de pó congelado. Os investigadores acreditam que o gelo esteja a desaparecer a um ritmo de cerca de um milímetro por ano deste local, para acabar nos pólos.

Apesar de ser muito difícil comprovar atualmente, os cientistas dizem que há mais camadas de gelo noutros locais, possivelmente com “apenas” 20 metros de espessura.