exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Inteligência Artificial bate humanos em teste de leitura de Stanford

As redes neurais desenvolvidas pela Microsoft e pela gigante chinesa Ali Baba conseguiram ter pontuações mais elevadas do que os humanos num teste complexo desenvolvido pela Universidade de Stanford.

  • 333

Exame Informática

O teste de leitura da Universidade de Stanford é uma das melhores medidas para testar as capacidades de leitura das máquinas, contendo um quizz com cem mil perguntas. Agora, investigadores do Institute of Data Science of Technologies da Ali Baba e da Microsoft desenvolveram sistemas de AI que conseguiram 82441 e 82650 pontos neste teste, batendo o recorde humano de 82304 pontos.

Este teste é usado para ensinar as máquinas a processar grandes volumes de dados escritos de forma a serem capazes de responder a questões como «o que causa a chuva» com maior precisão, explica o Engadget.

Segundo os investigadores, a tecnologia que passe neste teste pode ser usada em várias aplicações como apoio ao cliente, visitas virtuais a museus e até respostas dadas online sobre temas médicos, reduzindo a necessidade de participação de humanos.