Cientistas clonam macacos através do “método Dolly”

Zhong Zhong e Hua Hua são dois macados clonados por investigadores chineses usando o método que deu ao mundo a ovelha Dolly.
Investigadores da Academia de Ciências na China anunciaram que conseguiram aplicar o método SCNT, de somatic cell nuclear transfer, popularizado em 1996 na altura em que apareceu a ovelha Dolly. Os macacos são gémeos e o seu ADN foi retirado de células fetais de outro macado. O ADN foi integrado em células que tinham sido previamente tratadas e, com uma série de outros componentes e reprogramação celular, acabou por dar origem a Zhong Zhong e Hua Hua. Os dois macacos nasceram há sete semanas e têm vindo a desenvolver-se normalmente, noticia o Cell.
O método SCNT teve de ser aprimorado e otimizado até poder ser aplicado neste projeto e foram criados 109 embriões, dos quais 79 foram implementados em 21 hospedeiros, levando à gravidez em seis. Daí, só as fêmeas Zhong Zhong e Hua Hua tiveram um bom resultado.
Apesar do sucesso, estas não são as primeiras crias de primata a serem clonadas. Esse feito foi conseguido em 1999, com Tetra, que foi criado com outra técnica.
O objetivo dos investigadores chineses é ajudar à Ciência para tornar mais fácil o estudo e descoberta de doenças genéticas. As investigações em primatas, por ser cara e criadora de dilemas éticos, tem caído em desuso, especialmente no Ocidente, algo que estes cientistas querem mudar gradualmente.
Relacionados
-
Inteligência Artificial consegue desenhar com base em descrições escritas
A Microsoft criou um sistema de Inteligência Artificial capaz de fazer desenhos com base em descrições de texto escritas.
-
DENSER: o algoritmo criado em Coimbra que superou o Google Brain
Quatro investigadores da Universidade de Coimbra criaram um algoritmo que usa apenas quatro GPU para superar o poderoso Google Brain
-
Google não vai dar prémio de 20 milhões de dólares do Lunar Xprize
A Google já revelou que não vai prolongar o prazo do concurso Lunar Xprize e que o prémio de 20 milhões de dólares não deve ser atribuído a nenhum projeto. No entanto, neste caso, a viagem valeu mais do que o destino final.
-
Flicks: Facebook criou uma nova unidade de tempo
A Facebook anunciou a criação de uma nova unidade de tempo. Chama-se flick e dura o lapso correspondente a um segundo a dividir por 705.600.000
-
Robôs e automação vão tirar mais empregos a mulheres do que a homens
Um estudo do Fórum Económico Mundial diz que a automação pode agravar disparidades laborais entre géneros. A solução pode passar por novas formações
Em destaque na Homepage
-
Chegou a Portugal o modelo de trotineta elétrica RIDE 80-XL da UrbanGlide
19.02.2019 às 15h50
-
Além da vertente tecnológica, o prémio contempla «temas relacionados com Privacidade de Dados, Segurança Informática, Auditoria em Sistemas de Informação, Cibersegurança, entre outros», refere a AP2SI.
-
-
-
-
Cada vez mais pessoas acreditam que a Terra é plana... por causa do YouTube
18.02.2019 às 20h22
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Comentários