exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

CHIMP: muito mais do que um robô humanoide

Exame Informática

  • 333

Investigadores de Carnegie Mellon continuam a trabalhar no CHIMP, dois anos e meio depois da entrada no Darpa Robotics Challenge.

Exame Informática

O CHIMP, de CMU Highly Inteligent Mobile Platform, é uma plataforma móvel inteligente que se assemelha a um ser humano e se distingue por ser capaz de se mover em vários tipos de terreno. O robô vermelho consegue rolar de gatas, depois levanta-se e executa uma ação. Os investigadores apostaram no humanoide para vencer a competição da Darpa, onde os robôs tinham de navegar num ambiente próprio para humanos, abrir ou fechar válvulas, subir escadas ou conduzir um carrinho.

A deslocação assente em dois pés como fazem os humanos consome muita energia e prova ser um desafio, por vezes. Assim, a estratégia da equipa que montou o CHIMP passa por colocar o robô de gatas e só fazê-lo ficar na vertical quando estritamente necessário.

O CHIMP é uma máquina semi-autónoma, que vê o mundo graças a duas câmaras stereo e constrói a sua representação através de lasers. Os criadores reconhecem que o CHIMP tem algumas limitações e veem um futuro onde este tipo de equipamentos trabalha lado a lado com os humanos, para se conseguir realizar melhor determinadas tarefas.