exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Afinal, por que é que os astronautas perdem peso?

Investigadores tentam descobrir o que leva a maior parte dos astronautas a perder peso quando estão em missões espaciais. A solução pode passar por dietas à base de peixe.

  • 333

Exame Informática

Os astronautas presentes na Estação Espacial Internacional estão a testar o cultivo de alimentos, o funcionamento de impressoras 3D e a explorar a Realidade Aumentada, sendo eles próprios também cobaias numa experiência. Investigadores na Terra tentam descobrir o que se passa no corpo humano quando está no espaço e que leva os astronautas a perder peso. Scott Smith, que lidera o laboratório de bioquímica nutricional da NASA, confessa que ainda não se sabe muito sobre o tema. A razão para este desconhecimento é que há outras experiências e investigações que são prioritárias. No que diz respeito à nutrição, os especialistas focam-se nos aspetos de risco elevado e não em por que é que os astronautas perdem massa.

«Não detetamos nada à primeira vista que nos preocupe muito sobre alterações no metabolismo durante os voos», diz Smith, citado pela Popular Science. O cientista revela que não há qualquer indicação de que o corpo humano processe gorduras mais rapidamente ou mais lentamente no espaço. Por outro lado, o desafio passa por incentivar os astronautas a comer mais. Atualmente, a toma diária de alimentos e em que quantidades é registada numa app num iPad e monitorizada de perto cá na Terra. Os astronautas referem muitas vezes que se sentem saciados, embora a quantidade de calorias ingerida seja insuficiente. Scott Smith explica que o estômago parece estar a enviar indicações ao cérebro de que já teve a sua dose mais rapidamente do que o faz na Terra. Isto pode acontecer devido à comida não se acomodar corretamente, ou da mesma forma, no estômago.

Para já, os cientistas confirmam que diestas à base de peixe, furtas e vegetais parecem ser mais benéficas do que as que são baseadas em carne «Podemos não saber muito sobre os efeitos exatos de um voo espacial de longa duração no corpo de um astronauta, mas sabemos que vegetais frescos (e gorduras saudáveis) são cruciais para o seu bem estar», conclui Smith.

  • 333