exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Falcon Heavy, o mais poderoso foguetão de sempre, é lançado amanhã e leva um Tesla a bordo

Elon Musk usou o Twitter para confirmar que não há atrasos no lançamento. O mais poderoso foguetão jamais criado em termos de alcance deverá levantar voo amanhã, pelas 18:30 em Portugal. E leva a bordo um Tesla Roadster.

  • 333

O líder da SpaceX e da Tesla já tem habituado o mundo a anúncios invulgares e ideias originais. Elon Musk prepara-se para mais um marco histórico: o primeiro lançamento da Falcon Heavy da SpaceX. Trata-se do maior e mais poderoso foguetão de sempre. E tem, segundo a SpaceX, capacidade para fazer missões a Marte. Na prática, o Heavy resulta da junção de três Falcon 9, a nave da SpaceX que tem sido usada em várias missões espaciais para lançar satélites e transportar carga para a Estação Espacial Internacional. No total, são 27 motores (3x9) que têm uma capacidade de impulso total equivalente a cerca de 18 aviões Jumbo (Boeing 747).

A capacidade de transporte anunciada é superior a 60 toneladas, mais do dobro da capacidade do concorrente mais próximo, o Delta IV Heavy da United Launch Alliance (motores da Boeing).

Mas no primeiro voo a carga vai ser bem leve. O Falcon Heavy não vai transportar satélites ou outra qualquer carga espacial. O que até é compreensível porque este será um lançamento de testes. Mas não vai vazio: vai transportar um Tesla Roadster da coleção pessoal do próprio Elon Musk. Se tudo correr bem, o Roadster vai atingir uma velocidade nunca antes alcançada por um carro já que o Falcon Heavy deverá atingir mais de 7000 km/h.

O lançamento Falcon Heavy é particularmente importante porque este veículo espacial é visto como uma alternativa válida e económica para as missões que a NASA está a planear para a Lua e até para Marte.

Vídeo do teste dos motores do Falcon Heavy

  • 333