exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Sensores LiDAR revelam estruturas Maias na Guatemala

Arqueólogos e cientistas têm usado radares LiDAR para encontram milhares de estruturas do período Maia na Guatemala. A zona aparenta ter sido muito mais povoada do que se previa

  • 333

Exame Informática

Uma equipa de especialistas na civilização Maia revelou ter descoberto mais de 60 mil estruturas na zona norte da Guatemala. Estas estruturas indicam que a zona seria muito mais densamente povoada do que o inicialmente previsto. No total, os investigadores analisaram uma área com mais de dois mil quilómetros quadrados na reserva Maia e descobriram uma rede de estruturas ligadas com estradas, como pedreiras, quintas e fortalezas. Com base nestas descobertas, os investigadores avançam que a civilização Maia seria tão avançada quanto a chinesa ou a grega.

A tecnologia LiDAR (radares baseados na reflexão da luz) tem sido um grande aliado para os investigadores conseguirem “ver” em zonas de difícil acesso, como as florestas da América do Sul e descobrirem estruturas feitas pelo Homem. Os aviões com estes sensores sobrevoam a zona e disparam lasers em direção ao solo. O sinal faz ricochete e é de novo apreendido. Depois de eliminar a vegetação e as árvores, os investigadores ficam com uma imagem clara do que está no solo, explica o The Verge.

O projeto está ainda numa primeira fase e conta com apoios de uma organização sem fins lucrativos, a PACUNAM. O objetivo é, a longo prazo, explorar mais de 12 mil quilómetros quadrados na região.

  • 333