exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

SpaceX Falcon Heavy já partiu: vídeo em direto do lançamento

O Falcon Heavy da SpaceX foi lançado pelas 20h45 em Portugal Continental. Pode ver o stream em direto de um dos lançamentos mais importantes da história da exploração espacial

  • 333

O Falcon Heavy da SpaceX é o mais potente foguetão deste o Saturn V usado nas missões Apollo, que levaram o homem à Lua. Mas o novo foguetão da SpaceX até é considerado por muitos o mais ambicioso de foguetão de sempre porque foi projetado para chegar a Marte, transportar mais de 60 toneladas de carga útil e tem capacidade de ser recuperado. Na verdade, o Falcon Heavy não é um foguetão, mas sim um conjunto de três foguetões Falcon 9. O resultado são 27 motores.

O lançamento estava previsto para depois das 18h30, mas o vento obrigou a um atraso de cerca de duas horas.

Atualização: A SpaceX anunciou que, devido a ventos fortes, o lançamento foi atrasado uma hora.

A SpaceX desenvolveu uma animação do plano de voo. Após o Falcon Heavy libertar-se das primeiras camadas da atmosfera, dois dos foguetões devem retornar à Terra, aterrando no Kennedy Space Center. O terceiro foguetão só regressa mais tarde, após ter levado a cápsula de transporte para uma altitude de órbita geostacionária, para aterrar numa plataforma marítima. Esta será também a primeira vez que a SpaceX tenta recuperar três foguetões em simultâneo, operação que já realizou várias vezes com sucesso usando o Falcon 9. A recuperação e posterior reutilização dos foguetões é uma das características mais importantes das naves da SpaceX e tem por objetivo diminuir consideravelmente as viagens espaciais.

Neste voo inaugural de testes, o cápsula de transporte leva um Tesla Roadster, o primeiro modelo da marca californiana, da coleção pessoal de Elon Musk, o líder da SpaceX e da Tesla. O objetivo é lançar o carro numa trajetória que o mantenha em órbita em redor de Marte.

Veja o vídeo que demonstra o que a SpaceX pretende fazer.

  • 333