exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

A missão de Starman, o manequim ao volante do Tesla que a SpaceX enviou para o espaço

O lançamento do Falcon Heavy foi um sucesso, apesar dos sucessivos adiamentos. A bordo da cápsula segue um Tesla e um manequim conhecido por Starman. Elon Musk explicou que boneco também tem um papel importante na missão.

  • 333

Exame Informática

Elon Musk revelou que o manequim Starman está vestido com um fato de tripulação espacial da SpaceX e não apenas um protótipo inacabado. O objetivo é testar o próprio fato, uma vez que o plano passa por vestir os astronautas da SpaceX que integrem a equipa Crew Dragon com este equipamento. A Crew Dragon é a cápsula que a SpaceX está a desenvolver para colocar humanos no espaço e que deve ser lançada ainda este ano.

A explicação de Musk surgiu durante uma conferência de imprensa após o lançamento do Falcon Heavy, ontem à noite, noticia o Tech Crunch. O desafio para desenvolver este fato passou por conseguir aliar a funcionalidade com uma vertente estética, uma vez que este equipamento será mais “elegante” do que as versões mais tradicionais.

«É fácil fazer um fato espacial que pareça bonito, mas que não funcione; é muito difícil fazer um fato espacial que funcione e que tenha bom aspeto», disse Musk. O fato espacial faz parte dos requisitos definidos pela NASA para as missões espaciais com humanos a bordo.