exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Como as escamas de tubarão podem ajudar a construir aviões mais rápidos

Investigadores de Harvard e da Universidade da Carolina do Sul estão a tentar perceber como é que a forma como os tubarões se movem pode ajudar a criar aviões mais rápidos.

  • 333

Exame Informática

Os tubarões têm pequenas escamas, com a forma de dentes, que os ajudam a nadar rapidamente, a velocidades que podem atingir os 100 km/h em alguns casos. Agora, biólogos e engenheiros das universidades de Harvard e da Carolina do Sul querem perceber como usar esse conhecimento para criar aviões mais rápidos.

Os trabalhos científicos estão a envolver testes em laboratório, análises e o objetivo é perceber como é que a propulsão dos tubarões é afetada pela forma como as escamas estão dispostas ou como interferem na locomoção. Para já, foi usada tecnologia de impressão 3D, de micro-tomografias computadorizadas e outras para verificar como estes escamas em forma tridente na pele dos tubarões ajudam a tornar aviões, helicópteros e drones mais rápidos, noticia a National Geographic.

Este tipo de estruturas, com a forma da escama, pode ter ainda outras aplicações aerodinâmicas, como é o caso de turbinas de vento ou mesmo de carros para os tornar mais eficientes.

Para já, os cientistas prometem continuar os trabalhos para perceber melhor e depois verificar possíveis aplicações em campo.

  • 333