Investigadores criam nanorobôs de ADN que eliminam células cancerígenas
O trabalho de investigadores chineses foi agora publicado na Nature Biotechnology e descreve um inovador método de entrega de medicamentos que consegue alvejar as células cancerígenas, acabando com a irrigação sanguínea e eliminando-as.
Os nanorobôs de ADN foram usados com sucesso em ratos e conseguiram eliminar células cancerígenas, de forma focada. Estes pequenos aparelhos foram injetados no corpo de ratos e conseguiram depois injetar drogas que cortaram a irrigação sanguínea das células cancerígenas, acabando por impedir o crescimento do tumor e matando-as. «Conseguimos demonstrar que os nanorobôs de ADN injetados intravenosamente conseguem administrar trombina aos vasos sanguíneos especificamente associados a tumores e induzir a trombose intravascular, resultando na necrose do tumor e na inibição do crescimento do tumor», escrevem os investigadores no trabalho publicado na Nature Biotechnology.
Em apenas 48 horas, os bots conseguiram identificar e alvejar as células cancerígenas, cortando-lhes o fornecimento de sangue e causando tromboses que levaram depois à sua morte. A grande vantagem é que este ataque é feito de forma dirigida, evitando afetar outras partes do corpo. Só as células cancerígenas é que estão na mira, lê-se no estudo.
Nesta fase, a experiência foi bem sucedida com ratos de laboratório e alguns porcos miniatura. Agora, o objetivo é trabalhar para que se consigam efetuar testes semelhantes em seres humanos.
Relacionados
-
Já há um Tesla no espaço a mais de 26 mil km/h e podemos acompanhá-lo em direto
O lançamento de teste do Falcon Heavy da SpaceX foi um sucesso. O Tesla descapotável já está no Espaço e os três foguetões que constituem o Falcon Heavy aterraram no que pareceu ser uma coreografia perfeita.
-
A missão de Starman, o manequim ao volante do Tesla que a SpaceX enviou para o espaço
O lançamento do Falcon Heavy foi um sucesso, apesar dos sucessivos adiamentos. A bordo da cápsula segue um Tesla e um manequim conhecido por Starman. Elon Musk explicou que boneco também tem um papel importante na missão.
-
Como as escamas de tubarão podem ajudar a construir aviões mais rápidos
Investigadores de Harvard e da Universidade da Carolina do Sul estão a tentar perceber como é que a forma como os tubarões se movem pode ajudar a criar aviões mais rápidos.
-
Oumuamua e asteroides interestelares podem ajudar a explicar a origem da vida na Terra
O Oumuamua passou de surpresa pelo Sistema Solar em novembro do ano passado. Agora, muitas equipas de astrónomos e outros especialistas tentam ligar os asteroides interestelares com o surgimento da vida nos planetas.
-
New Horizons: há um novo recorde de distância nas fotos do Espaço
Dois objetos da cintura de Kuiper garantiram um lugar na história com a imagem mais longínqua da Terra alguma vez feita. A New Horizons quebrou um recorde com mais de 27 anos a 5 de dezembro
Em destaque na Homepage
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
O projeto ESUS promete fazer o que ninguém fez até agora: desenvolver um dispositivo que caracteriza com precisão a extensão e a tipologia de uma catarata num olho humano. O primeiro produto poderá chegar aos consultórios dentro de três anos
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Mais de 30 tecnológicas, incluindo Microsoft e Facebook, assinaram um acordo em que se recusam a ajudar qualquer governo que tente encetar ciberataques.
-
-
-
-
-
Anacom anuncia novas regras para a portabilidade dos números de telemóvel
17.04.2018 às 14h13
Comentários