exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Cientistas avançam com Inteligência Artificial que consegue ler mentes

Uma equipa de investigadores do Japão treina redes neurais a interpretar imagens de cérebros e, pelos padrões de atividade, conseguir descobrir em que é que a pessoa está a pensar.

  • 333

Exame Informática

Os cientistas ensinaram o sistema de IA a interpretar imagens de ressonâncias magnéticas funcionais, ou seja, de um método não invasivo e que mostra alterações no fluxo sanguíneo. Numa primeira fase, a equipa usou redes neurais treinadas com algumas imagens e conseguiu obter interpretações. Agora, o sistema é usado apenas baseado em imagens do cérebro captadas pela ressonância magnética. Com a abordagem inicial, mostrava-se uma série de imagens a alguém e pedia-se para compará-las a uma mancha de tinta. Agora, os investigadores estão a mostrar apenas as manchas de tinta e pedir para serem identificadas, explica o The Next Web.

O sistema foi treinado com mais de seis mil imagens, o que é bastante pouco, considerando as milhões de imagens que algumas redes neurais processam.

Com estes avanços, vai ser possível, por exemplo, criar máquinas de interpretação da atividade cerebral e que conseguem verificar se uma pessoa está a pensar em conceitos ameaçadores como bombas ou armas e alertar a segurança no aeroporto. No limite, as autoridades podem usar versões mais avançadas deste sistema para identificar em que é que pessoa está a pensar e obter assim meios de prova, em investigações policiais.

Por outro lado, pode ser possível criar mecanismos de controlo de aparelhos só com o uso da mente, por exemplo, pensar em mudar de canal e o canal na TV ser mudado.

  • 333