exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Investigadores do MIT criam peixe robótico

Exame Informática

  • 333

Cientistas do Computer Science and Artificial Intelligence do MIT desenvolveram um peixe robótico mole que pode ser usado para observar a vida marinha, no seu habitat.

Exame Informática

A utilização de submarinos, com motores sonoros, perturba a vida marinha e as observações assim conseguidas podem não representar a realidade. Agora, investigadores do CSAIL do MIT anunciaram um robô mole que nada como um peixe real e que pode ser usado para conseguir monitorizações sem interromper o equilíbrio do ecossistema debaixo de água.

O SoFi usa atuadores para fazer a água entrar e sair das câmaras na sua cauda e mexe-a como um peixe de verdade. O sistema de comunicação acústica permite aos investigadores direcionarem o peixe robótico. Segundo o Engadget, este robô pode submergir até 18 metros e aguenta viagens de 40 minutos de cada vez. A grande vantagem é que pode ser usado sem influenciar o comportamento dos peixes.

O próximo passo para a equipa é conseguir que o robô se mexa com mais velocidade e que consiga aguentar viagens mais prolongadas. Por outro lado, os investigadores querem ainda testar a monitorização com um “cardume” destes peixes robóticos.

  • 333