exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Um wearable que consegue detetar o que se come, bebe e fuma

Investigadores da Tuffts University School of Engineering criaram um aparelho minúsculo que pode ser colocado no dente de um utilizador e que monitoriza tudo o que se come, bebe e fuma.

  • 333

Exame Informática

O objetivo destes investigadores é ajudar, por exemplo, médicos a acompanhar remotamente a dieta dos seus pacientes. O pequeno sensor pode ser colocado num dente e ajuda no campo da medicina preventiva, da monitorização da glucose ou dos níveis de sódio, entre muitas outras aplicações. O sistema envia os dados através de uma ligação wireless e essa informação permite aos médicos atuar em tempo real, em vez de terem de aguardar por uma emergência para reagir, explica o The Next Web.

Fiorenzo Omenetto, um dos autores, explica que esta solução permite avaliar a saúde dental dos pacientes e, por exemplo, detetar sinais de fadiga através da análise da saliva.

Os investigadores dizem que o sistema pode ser afinado para detetar, por exemplo, que o paciente bebeu demais e ligado ao carro para impedir o arranque, nestas circunstâncias. Por outro lado, há ainda a possibilidade de esconder o sensor na pele ou em zonas mais ocultas do corpo para não se ter um pequeno quadrado brilhante no meio de um dente.

À luz dos escândalos recentes, como o Cambridge Analytica e os padrões de recolha de informação sensível por parte do Facebook, importa perceber como é que este tipo de transmissões vai ser protegido e até que ponto os dados dos utilizadores não ficam em risco.

Ainda não há datas sobre quando chega ao mercado esta solução.

  • 333