Tatuagem temporária pode ser usada para monitorizar níveis de álcool
Engenheiros da Universidade da Califórnia criaram um pequeno dispositivo wearable que se assemelha a uma tatuagem temporária e que tem a capacidade de, em oito minutos, mostrar o nível de álcool no sangue do utilizador.
O dispositivo criado nos EUA estimula a transpiração do utilizador e usa-a para medir a quantidade de álcool no sistema do utilizador. Com essa informação, o sistema envia, através de Bluetooth, alertas para o telemóvel do utilizador para o lembrar, por exemplo, que não devia conduzir.
«Um componente liberta um químico que estimula a transpiração na pele por baixo do adesivo. Outro componente monitoriza as alterações na corrente elétrica que é passada pelo suor gerado e mede os níveis de álcool», explica Seila Selimovic, a coordenadora da investigação citada pelo Engadget.
O adesivo é colocado diretamente por baixo d a pele e promete devolver medições com resultados fiáveis em apenas oito minutos.
Ainda não há qualquer perspetiva de uma potencial comercialização deste equipamento, nem quanto possa vir a custar.
Relacionados
-
Investigadores criam aparelho que extrai água a partir do ar do deserto
Cientistas do MIT e de Berkeley encontraram uma forma de retirar água a partir do ar, mesmo em climas mais áridos. O aparelho pode ajudar a trazer água a regiões desertas.
-
Drone usado para eliminar gelo de turbina eólica
Este drone consegue pulverizar até 100 litros de água por minuto
-
Um wearable que consegue detetar o que se come, bebe e fuma
Investigadores da Tuffts University School of Engineering criaram um aparelho minúsculo que pode ser colocado no dente de um utilizador e que monitoriza tudo o que se come, bebe e fuma.
-
Tiangong-1: estação especial chinesa despenhou-se no Pacífico
A Estação Espacial Chinesa caiu na região sul do Oceano Pacífico. O Taiti foi a porção de Terra habitada mais próxima do despenhamento
-
Começa a ganhar forma a camisola à prova de câmaras térmicas
Investigadores chineses defendem que é possível replicar a forma como o pelo do urso polar lhe garante aquecimento num wearable. O equipamento pode ainda ser usado para esconder objetos do alcance de câmaras térmicas.
Em destaque na Homepage
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
O projeto ESUS promete fazer o que ninguém fez até agora: desenvolver um dispositivo que caracteriza com precisão a extensão e a tipologia de uma catarata num olho humano. O primeiro produto poderá chegar aos consultórios dentro de três anos
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Mais de 30 tecnológicas, incluindo Microsoft e Facebook, assinaram um acordo em que se recusam a ajudar qualquer governo que tente encetar ciberataques.
-
-
-
-
-
Anacom anuncia novas regras para a portabilidade dos números de telemóvel
17.04.2018 às 14h13
Comentários