exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Google: IA e Realidade Aumentada para construir telescópio que deteta cancro

Investigadores da Google já descreveram um protótipo de telescópio que usa Inteligência Artificial e Realidade Aumentada para ajudar patologistas a encontrar sinais de cancro.

  • 333

Exame Informática

A Google acredita que este tipo de microscópios pode ser construído com poucos fundos, tornando-o indicado para estar presente em pequenos laboratórios e clínicas. O objetivo passa por tornar a deteção de células cancerígenas mais rápida e evitar que os patologistas tenham de perder muito tempo com esta tarefa.

Os investigadores da Google treinaram redes neurais para detetar cancro em tecido humano e alteraram um microscópio vulgar para poder usar o algoritmo de deteção. O trabalho é feito em tempo real e é bastante rápido, explica o Engadget.

A equipa treinou este sistema para detetar cancro da mama e da próstata, pretendendo continuar agora para “ensinar” a detetar outras variantes de cancro e outro tipo de ameaças, como tuberculose ou malária.

O projeto ainda está na fase de análise dos pares e a Google não esconde que necessita de mais tempo e de estudos mais aprofundados antes de conseguir “lançar” o sistema para o mercado.