exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Maior avião do mundo descola no verão

O Sratolaunch tem uma envergadura superior ao comprimento de um campo de futebol

  • 333

Paul Allen já tinha conseguido ficar na história como um dos mentores da Microsoft, mas no verão poderá juntar ao currículo o feito de ter contribuído para a descolagem do maior avião de todos os tempos. A nova máquina voadora, que dá pelo nome de Stratolaunch, tem uma envergadura de asas de 117 metros. O que pode superar as medidas convencionadas para um campo de futebol.

O projeto voltou aos títulos dos jornais devido a duas datas: no verão, tudo leva a crer que este avião recordista faça o voo inaugural. Em 2020, deverá seguir-se a estreia comercial – mas não será o transporte de pessoas a principal característica do Stratolaunch.

Este avião recordista foi desenhado para superar os 10 quilómetros de altitude e servir de “base voadora” para o lançamento de foguetes, que, por sua vez, tratarão de levar para outras altitudes sondas, satélites, cápsulas, ou outros veículos espaciais.

Segundo rezam as mais recentes crónicas, o Stratolaunch está preparado para transportar três foguetes Pegasus, fabricados pela Orbital ATK, para poder enviar para o Espaço dispositivos com mais de 440 quilos. As medidas XXL fazem com que este avião tenha uma ficha técnica com algumas curiosidades: com um peso de quase 590 toneladas à descolagem, o Stratolaunch conta com 28 rodas no trem de aterragem e seis motores 747, da Boeing.

O novo avião, que foi desenvolvido para tirar partido do promissor segmento dos satélites de pequenas dimensões não é o único a ocupar o quotidiano da companhia de Paul Allen: Black Ice é o nome de outro projeto no segmento dos aviões espaciais que, eventualmente, poderão transportar pessoas para o Espaço.